domingo, novembro 27, 2005

Fazer chegar as novas tecnologias a todas as crianças - uma boa notícia!



O desenvolvimento tecnológico dos países ricos está a deixar os países com menos recursos em dificuldade de competição.

O acesso às tecnologias de informação e comunicação é fundamental para aproximar os povos e equilibrar o nível de vida nas diferentes sociedades.

Recentemente foi divulgada uma notícia que vai determinar o uso das Tecnologias em países onde a população apresenta poucos recursos financeiros e dificuldade em aceder às tecnologias.

Nicolas Negroponte, presidente do Laboratório de Multimédia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a sua equipa de investigadores, desenvolveram um computador de baixo custo destinado a crianças de famílias com baixos recursos económicos, nos países em desenvolvimento. O objetivo é oferecer o equipamento, nos próximos anos, a seis países da América Latina, da África e da Ásia (Brasil, Nigéria, Egito, Índia, China e Tailândia).

O computador funciona a manivela, pilha ou eletricidade, e custa cem dólares, ou seja 85 € aproximadamente. Tem o tamanho de um livro e a cor verde brilhante, para agradar as crianças e passar uma mensagem ambiental. Espera-se que as primeiras remessas comecem a sair já no final de 2006 ou início de 2007.

Negroponte disse que o produto não chegará às lojas. A idéia é vendê-lo apenas aos Ministérios de Educação de países comprometidos com a política "Um Computador Por Criança".
Na sua deslocação recente ao Brasil disse que passará o resto de sua vida a lutar pela inclusão digital. "Não farei mais nada a partir de agora, só isso".



Paulo

Fonte: