quarta-feira, março 22, 2006

Luta Livre e cidadania


A Construção do blog Wwe Luta Livre veio evidenciar a grande popularidade do tema. Eu e a professora, não percebendo muito de luta livre, também temos conversado sobre o assunto e mostrámos alguma curiosidade em perceber de que forma ela é entendida pelos alunos; se viver apaixonadamente este evento produz efeitos menos positivos na vossa formação pessoal e social. O tema já foi levantado pela professora na assembleia anterior.
A forte discussão que presenciei fez-me perceber:
- Que os alunos sabem muito de luta livre porque é divulgado num canal televisivo.
- Que assistem e discutem com outros elementos da família: pais, irmãos ... em alguns casos a família está toda reunida na disputa. Acham-na uma grande diversão.
- Que vinte e quato elementos percebem que se trata de uma encenação. Só um aluno pensa que aquele evento não é um jogo.
Entender o comportamento dos jogadores no plano da diversão é a questão fundamental.
Não nos tinhamos lembrado disso.
Também podemos aprender se pensarmos na forma como eles lidam com as emoções.
Perguntei o que achavam sobre a discussão destes assuntos na assembleia. O Nuno teve esta afirmação "Nós fazemos assembleias para discutir os nossos assuntos e para aprender a viver em cidadania".
Pois é, crescemos quando partilhamos as nossas viviências com os outros, quando no respeito por outras formas de pensar, construimos a nossa opinião e agimos de acordo com ela.
Para o Vitor "as noticias na hora do telejornal são bem mais difíceis de entender". Apresentou exemplos para os quais também não tenho respostas.
Parabéns pela última assembleia de turma.
Paulo